12 de fevereiro de 2017

ISO, DIAFRAGMA E VELOCIDADE DO OBTURADOR

   Olá, como estão todos? Espero que bem, bom hoje eu vim aqui falar um pouco sobre Fotografia, fazia tempo q não falava desse assunto e so postava fotos de inspirações aqui pra vocês, então achei mais do que justo vim aqui falar sobre ISO, DIAFRAGMA E VELOCIDADE DO OBTURADOR.
   Lembrando que, não sou profissional formada, só gosto do assunto e leio bastante sobre, e como hoje em dia muitas pessoas se aventuram em comprar um maquina fotográfica que tenha esses recursos para configurar, achei valido falar sobre o assunto. Hoje em dia também existe celular que possuem algumas dessas funções e muitas vezes as pessoas não sabem o que é, para que servem e não imaginam que essas pequenas funções podem mudar a foto para melhor ou pior. Mas vamos ao que interessa. 



   ISO - Indica a sensibilidade do sensor da câmera a luz do ambiente. Quanto maior o número ISO mais sensibilidade a luz o sensor vai ter, quanto menor o ISO, menos luz vai ser percebida pelo sensor.  ISO é definido por valores que vão sempre ser dobro, ex - 100, 200, 400, 800, 1600, 3200 e assim por diante. Quanto menor seu ISO menos sensibilidade a luz e assim sua foto vai ficar mais escura, quanto maior seu ISO mais sensibilidade a luz e mais clara sua foto vai ficar. Lugares fechados pedem um ISO maior, lugares abertos pedem um ISO menor.



   DIAFRAGMA - Quanto maior a abertura do diafragma mais luz vai passar pela lente e menor vai ser o numero de abertura. Quanto menor a abertura do diafragma menos luz vai passar e maior sera o numero de abertura. Os números de abertura são definidos assim: f/1, f/1.4, f/2, f/2.8, f/4, f/5.6, f/8, f/11, f/16, f/22, f/32, f/64. O diafragma também determina a profundidade de campo da foto (desfoque).



  VELOCIDADE DO OBTURADOR -  Velocidade de disparo da foto. É medido por segundos ou fração de segundos. Ex: 1/1000, 1/500, 1/250, 1/125, 1/60, 1/30, 1/15, 1/8, 1/4, 1/2.
   Quanto mais tempo o obturador ficar aberto mais luz vai passar e se o objeto fotografado estiver em movimento ele ira ficar tremido.






   As imagens dessa postagens foram retidas do Pinterest, recomendo muito darem uma olhadinha lá, tem muita coisa bacana sobre isso.
   Vamos lembrar que não sou profissional no assunto e o que eu coloquei aqui foi o que eu aprendi lendo alguns livros, e foi um resumo básico para se ter uma noção do que é e para que serve, aparentemente eles servem para a mesma coisa mais na hora da prática você nota a diferença, espero que tenham gostado da postagem de hoje, caso tenha algo a acrescentar na postagem deixe nos comentários.


4 comentários:

  1. Adorei a postagem, me ajudou muito a interder um pouco mais sobre o assunto, espero mais postagens como essa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, volte sempre que tera sim postagens assim.

      Excluir
  2. ola boa noite! adorei seu post sobre fotografia, aliás amo fotos, amo tirar fotos rss., super válida suas dicas que você falou no post... e cada foto linda também por sinal.. parabéns..bjoss

    http://blogueiraporamor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu queria tanto ter encontrado o seu blog na época em que eu estava no primeiro semestre da faculdade. Teria me ajudado muito as suas explicações. Odiava fazer os exercícios de diafragma no começo é bem dificil, mas depois que pega o jeito fica mais facil.

    Beijos
    http://byvanessamedeiros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Seja bem vinda (o) é um prazer tem você aqui.

♥ Dê sua opinião e sugestão sobre o assunto abordado no post.
♥ Não é preciso ter uma conta no blogger para comentar.
♥ Retribuo os comentários.
Volte sempre e obrigada por ter dado uma passadinha por aqui. ♥